A Intel confirmou um bug em seus processadores de sexta geração (da linha Skylake) que faz com que eles travem ao lidar com cargas particularmente pesadas. Nas palavras da empresa, ao executar programas como o Prime95 “o processador pode travar ou causar comportamento inesperado no sistema”. 

O bug foi encontrado por usuários do site alemão hardwareluxx.de, e foi em seguida confirmado por matemáticos do Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS). A resposta da Intel veio após ambos os grupos comunicarem sua descoberta à empresa.

Embora ela não tenha explicado o motivo do bug, a Intel informou que ele afeta tanto sistemas Windows quanto Linux, e que está desenvolvendo uma solução para a falha que será distribuída por meio de atualizações de BIOS.

O problema

Programas como o Prime95 são comumente utilizados para testar o desempenho de processadores. o Prime95 especificamente faz o processador executar transformações de Fourier para multiplicar números muito grandes, o que causa grande carga no componente. 

Embora os usuários tenham descoberto o bug usando esse programa, eles acreditam que instituições financeiras ou científicas que submetam seus processadores a cargas semelhantes podem estar sujeitas a esse mesmo problema. De acordo com o ArsTechnnica, usuários comuns não devem se deparar com travamentos semelhantes.

Histórico

Essa não é a primeira vez que os processadores da Intel apresentam falhas desse tipo. Em 1994, o professor de matemática Thomas Nicely descobriu um bug nos processadores Pentium que, embora dificilmente afetasse usuários comuns, gerou uma comoção que fez com que a empresa fizesse recall dos produtos.

Mais recentemente, as linhas Haswell e Broadwell tiveram um problema de TSX (Transational Synchronization Extensions) que produzia efeitos semelhantes. Na ocasião, a empresa também liberou uma atualização de BIOS para solucionar o problema.