Um dos brasileiros mais proeminentes no mercado atual de tecnologia, Hugo Barra anunciou, na manhã desta segunda-feira, 23, que está abandonando o posto de vice-presidente global da Xiaomi, cargo que exerceu pelos últimos três anos e meio.

Barra não poderia ter sido mais sincero em sua carta de despedida. Colocando a situação em termos simples, o brasileiro culpa a saudade pela decisão e diz que ter passado os últimos anos num ambiente “tão singular” afetou sua saúde.

“Meus amigos, o que eu considero ser meu lar e a minha vida estão lá no Vale do Silício, que também está muito mais perto da minha família”, escreveu. “Vendo o quanto eu deixei para trás nesses últimos anos, fica claro para mim que chegou a hora de voltar.”

Não ficou claro qual será o próximo passo na carreira do executivo, até porque Barra informou que descansará por um tempo “antes de embarcar em uma nova aventura”. Em sua carta, ele conta que completará sua transição da Xiaomi em fevereiro, após a passagem do Ano Novo Chinês, e que permanecerá ligado à companhia como conselheiro — posição que assumirá a pedido do CEO Lei Jun.

Apesar de não ter dito quem ficará no seu lugar, a Reuters noticiou Xiang Wang, vice-presidente sênior da Xiaomi, assumirá as ações globais da companhia.