Com estratégia para ampliar sua cobertura no Brasil, a Azul Linhas Aéreas lançou nesta semana uma nova subsidiária, a Azul Conecta, focada em voos regionais. A iniciativa consolida a aquisição da empresa aérea Two Flex por parte da companhia, anunciada em janeiro, por R$ 123 milhões.
Por enquanto, a Azul Conecta atua em 36 destinos de oito estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte com 17 aeronaves modelo Cesna Gran Caravan. Cada turboélice monomotor possui capacidade para até nove assentos e três deles são exclusivamente cargueiros.
“Com essas aeronaves vamos transformar o Brasil mais uma vez. Vamos chegar a 200 destinos. Todo mundo está triste com o que está acontecendo no mundo, mas isso vai acabar. Temos de olhar para frente e ajudar o Brasil a crescer”, disse o presidente da Azul, John Rodgerson, durante o lançamento da iniciativa, em Jundiaí (SP).
Presente à cerimônia, o secretário Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, destacou que há uma grande demanda por voos em municípios que são mais isolados. “Nós acreditamos muito na aviação sub-regional. No atendimento das cidades que hoje a gente não conseguiria fazer com a frota que a gente tem”, completou o vice-presidente Técnico-Operacional da Azul e diretor presidente da Azul Conecta, Flavio Costa.
Em sua operação regular, a Azul tem 916 voos diários para 116 destinos, com uma frota operacional de 140 aeronaves. A crise causada pela pandemia da Covid-19 fez com que a companhia aérea tivesse uma redução de 90% no tráfego de passageiros em abril – em comparação com os números de 2019.
Via: Estadão Conteúdo/Exame