O Netflix divulgou seu relatório trimestral nesta segunda-feira (16) e um número chamou a atenção de quem acessou o documento. A empresa pretende gastar até US$ 8 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões) em conteúdo original, como séries e filmes, ao longo do próximo ano. A quantia será US$ 2 bilhões (R$ 6,3 bilhões) a mais do que será investido em 2017.
O investimento maciço em produções originais tem sido uma estratégia do Netflix para competir com novos serviços de streaming como o Amazon Prime Video, Hulu e, futuramente, a Disney. O modelo começou há cinco anos, com destaque para House of Cards, gerando também outras produções como Narcos, Stranger Things e Orange is the New Black.
O crescente orçamento dedicado à produção de conteúdo original do Netflix, aliás, também pode estar por trás do recente aumento nas mensalidades em alguns países, como Estados Unidos e Brasil. A medida pode ser uma manobra da empresa para continuar lucrativa apesar das previsões de crescimento mais baixo no número de usuários nos próximos trimestres. Nos últimos três meses, a empresa aumentou sua base em cinco milhões de assinantes nos EUA.