Índia pretende proibir carros autônomos para proteger empregos

Redação25/07/2017 12h35, atualizada em 25/07/2017 12h54

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Os carros autônomos ainda estão a alguns anos de chegar ao mercado, mas já podem ser proibidos em ao menos um país: a Índia. O ministro de transportes do país, Nitin Gadkari, deu ontem uma declaração segundo a qual ele pretende impedir que os carros sem motorista operem por lá, com a finalidade de proteger os empregos dos indianos que ganham a vida atrás do volante.

“Nós não permitiremos carros autônomos na Índia. Tenho muita clareza quanto a isso. Nós não permitiremos quaisquer tecnologias que removam empregos. Em um país no qual há desemprego, você não pode ter tecnologia que remova os trabalhos das pessoas”, disse ele, de acordo com o noticiário local Hindustan Times.

Ainda segundo o Times of India, Gadkari diz que dará prioridade à empregabilidade do povo indiano. “Como podemos permitir tais veículos quando já temos um número enorme de pessoas desempregadas?”, disse. De acordo com ele, o país tem, anualmente, cerca de 22 mil motoristas a menos do que o necessário, e seu governo pretende abrir 100 centros de treinamento de condutores para suprir essa demanda. Com isso, ele alega que “5.000 pessoas ganharão emprego nos próximos cinco anos”.

Outras questões da estrada

Por outro lado, o país já tem uma proposta de lei que legalizaria a operação desses automóveis em seu território. O objetivo dela seria “promover inovação, pesquisa e desenvolvimento nos campos de engenharia veicular, veículos propelidos mecanicamente e transportes em geral”.

Mesmo assim, Gadkari afirmou que não apenas pretende proibir os carros autônomos como também não oferecerá qualquer incentivo à importação de carros elétricos no país. Novamente, o objetivo do ministro com essa medida é valorizar a empregabilidade dos indianos. “Eu disse às montadoras que elas podem vir para cá e fabricar aqui. Não há questão de isenção fiscal”, informou.

Segundo Abdul Majeed, o diretor de automóveis da empresa de consultoria Price Waterhouse na Índia, a discussão é complicada e importante. “O caso do crescimento sem geração de empregos que vemos hoje é uma grande questão, mas você não pode simplesmente banir novas tecnologias. (…) Nem toda tecnologia elimina empregos. Você precisa ter o equilíbrio certo”, opinou.

De fato, há outros critérios a se considerar além da questão imediata dos empregos. Há indícios de que os carros autônomos são mais seguros, e eles já chegaram a salvar ao menos uma vida. Além disso, um estudo apontou que os carros autônomos podem fazer as pessoas trabalharem mais. Mesmo assim, os motoristas da Uber já se mostraram bastante preocupados quando a empresa começou a testar carros autônomos.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital