Diversas empresas que buscam crescer rapidamente apostam em técnicas para aumentar a exposição de seus negócios no mundo virtual. Uma dessas ferramentas é fornecida pelo Google e se chama Adwords. No entanto, é preciso ficar ligado em como a prática funciona para não cair nos mitos que são difundidos na internet.
Abaixo, o Olhar Digital montou uma lista com cinco coisas que o gestor precisa saber antes de apostar no Adwords. Algumas das dicas foram enviadas pelo próprio Google para ajudar no crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Confira:
Mito: O Adwords funciona apenas para empresas com grande capacidade de investimento.
A flexibilidade é uma das principais características do Adwords. Você pode investir R$ 1.000 ou R$ 10 mil por mês na ferramenta. É claro que, quanto mais dinheiro você investir, a chance de obter mais retorno é maior. No entanto, como nem todo empreendedor pode arcar com uma pequena fortuna por mês, é melhor começar aos poucos e o Adwords funciona para isso.
Mito: Investir no Adwords garante que meu site apareça na primeira página do Google.
Existem mais de 200 fatores que são levados em conta para definir quais páginas ficarão na frente de outras na busca orgânica do site. Investir em Adwords não é um desses fatores. A melhor maneira de conseguir fazer isso é estudando critérios de SEO.
Mito: Basta pagar mais para ficar na frente de quem paga menos.
Não é bem assim. É verdade que o Adwords funciona como um leilão e que quem investe mais dinheiro tem mais chance de aparecer no topo. No entanto, esse é apenas um dos fatores de posicionamento. Por isso, se não investir nas outras métricas, seu site poderá ficar atrás de outro portal que investiu menos dinheiro com a ferramenta.
Mito: Quanto mais palavras-chave forem utilizadas no Adwords, melhor será a campanha.
Não funciona dessa forma. O importante é a qualidade dos termos, e não a quantidade deles. Não adianta você usar diversas palavras-chave pouco conhecidas, por exemplo.
Mito: Apenas a quantidade de visualizações importa.
É claro que é importante que as pessoas vejam o seu site, mas é mais importante ainda que o público-alvo definido pela sua página seja atendido pela campanha. Foque suas campanhas nessa parcela de internautas e você terá mais chance de conseguir resultados mais significativos para a sua empresa.