Microsoft oferece curso gratuito de linguagem de programação para jovens

Redação30/10/2017 18h15, atualizada em 30/10/2017 18h25

20130806111558

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft Brasil anunciou nesta segunda-feira, 30, o lançamento da nova edição do #EuPossoProgramar, um curso gratuito de linguagem de programação voltado para jovens. O programa, que já está na sua quarta edição, tem objetivo de gerar oportunidades de inclusão digital, empregabilidade e empreendedorismo.

Neste ano, o projeto conta com um novo conteúdo, o “#EuPossoProgramar, Minha Página Web”, que ensina o básico de programação e linguagem HTML para que os participantes criem seu próprio website e publiquem utilizando a nuvem da Microsoft.

O conteúdo é composto por sete módulos, dividido por elementos básicos do desenvolvimento do HTML, sendo que os participantes vão aprender como montar uma estrutura básica de uma página web, ganharão familiaridade com softwares editores de código, como o Visual Studio Code, experimentarão a introdução ao CSS, que serve para dar estilo à página, e utilizarão JavaScript para transformar uma página estática em interativa.

Além das instruções para montar o website, há outros dois materiais didáticos online. O primeiro conteúdo, chamado “Hora do Código”, utiliza a linguagem de blocos para ensinar a programar por meio de dois cursos – Angry Birds e Ana e Elsa, de Frozen; o segundo, “Aprendendo a Programar”, consiste em videoaulas didáticas que desmistificam a linguagem da programação. Todos os cursos oferecem certificado online.

Os cursos, disponíveis através site www.eupossoprogramar.com, serão ministrados por cerca de 15 ONGs, como o Recode, instituição voltada ao empoderamento digital e formação de jovens conscientes por meio do uso da tecnologia; a Trust for Americas, que trabalha com comunidades vulneráveis na América Latina e no Caribe; e a ATN – Associação Telecentro de Informação e Negócio, que promove a inclusão digital por meio de telecentros informatizados. Além das organizações não governamentais, algumas escolas públicas também estão envolvidas na campanha.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital