Mercado de tablets encolhe, mas dispositivos destacáveis estão em ascensão

Daniel Junqueira06/02/2018 14h01, atualizada em 06/02/2018 14h10

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Microsoft e Apple estão liderando o crescimento de um novo segmento dentro do mercado de tablets. De acordo com estimativas da consultoria IDC, dispositivos destacáveis como o Surface e o iPad Pro estão em ascensão, enquanto os tablets convencionais caem em vendas.

Apesar de existirem há alguns anos, os tablets destacáveis vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Eles se diferenciam dos dispositivos convencionais pelo uso de teclados, canetas stylus e outros recursos voltados para a produtividade, como se fossem substitutos dos notebooks.

Durante o último trimestre de 2017, o segmento de tablets destacáveis cresceu 10,3% em relação ao mesmo período de 2016. Enquanto isso, os convencionais como o iPad e outras ofertas com Android caíram 7,6% em vendas. O mercado como um todo encolheu 7,9% ao relação ao ano anterior.

Os tablets convencionais seguem sendo muito mais vendidos em números absolutos: foram 4,31 milhões no período, enquanto os destacáveis ficaram em 6,5 milhões.

A expectativa do mercado é que os destacáveis continuem crescendo, especialmente quando os tablets com Windows 10 e processador ARM atingirem níveis de autonomia de bateria próximos aos dos iPads. A adoção desse tipo de dispositivo por outras fabricantes também é vista como fundamental para o crescimento da categoria, diz a IDC.

Amazon supera Samsung

Em relação aos grandes nomes do mercado, a novidade do fim de 2017 foi a Amazon assumindo o segundo lugar global que era da Samsung.

Com crescimento de 50,3% na venda dos tablets Kindle Fire em relação ao mesmo período de 2016, a empresa fechou o ano com 7,7 milhões de unidades comercializadas no trimestre final de 2017. A Samsung, por sua vez, vendeu 7 milhões, 13% a menos do que no mesmo período do ano anterior.

Ao longo do ano, no entanto, a Samsung manteve a segunda posição com 24,9 milhões de unidades vendidas, enquanto a Amazon foi a terceira com 16,7 milhões de tablets comercializados.

A Apple segue como a maior vendedora de tablets no mundo. Huawei e Lenovo fecham o top 5 das fabricantes globais.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital