O mercado brasileiro de PCs atingiu, entre julho e setembro, o pior índice de vendas do ano. Uma pesquisa divulgada pela consultoria IDC nesta quinta-feira, 1, mostra que foram vendidas 1.047 unidades, 35% a menos do que no mesmo período de 2015. O número mostra também uma queda de 11% em relação ao segundo trimestre do ano.
“O mercado brasileiro de PCs está canibalizado. É cada vez mais comum o consumidor preferir um celular com configuração robusta e boa qualidade de navegação a um computador. Prevíamos um terceiro trimestre mais aquecido, com o varejo abastecendo os estoques para as datas especiais como Black Friday e Natal, mas esse movimento não aconteceu. Os canais tinham estoque e acabaram postergando as compras”, explica Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.
No período, 366 mil dispositivos foram adquiridos pelo mercado corporativo, enquanto 681 mil foram comprados pelo consumidor final. A queda, de acordo com o estudo, foi de 26% e 38%, respectivamente. E para a consultoria, não há perspectiva de crescimento tão cedo. “As empresas privadas estão adiando investimentos e a compra de computadores e o setor público está travado devido às eleições, troca de governos, gestões endividadas e outros problemas políticos e econômicos. Não há expectativas de melhoras para os próximos meses”, afirma Hagge.