Cerca de dez anos atrás, a BlackBerry era um importante player do mercado de smartphones e tinha uma parcela significativa de usuários. Com o crescimento acelerado do iOS e do Android, a empresa acabou caindo vertiginosamente e agora parece ter chegado mais perto do fundo do poço.

Segundo o último levantamento realizado pela Gartner, dos 431 milhões de smartphones vendidos no último trimestre de 2016, apenas 207,9 mil eram da BlackBerry. Isso significa que a empresa, que em outros tempos já até dominou o mercado, hoje representa somente 0,0482% dos smartphones vendidos.

A própria companhia parece saber que seus produtos estão em extinção. Afinal de contas, ela não lançou nenhum smartphone usando a versão mais recente de seu sistema operacional, o OS 10, nos últimos dois anos. Ao invés disso, a BlackBerry se juntou com outras fabricantes, como a TCL, para dar a sua marca aos aparelhos produzidos por elas.

Domínio do Android

O site Kantar WorldPanel montou um infográfico bem interessante que mostra o declínio dos outros sistemas operacionais frente ao Android e ao iOS nos últimos cinco anos. BlackBerry e Windows tinham respectivamente 3,3% e 2,1% de participação no mercado em janeiro de 2012. No último estudo da Kantar, em dezembro do ano passado, a BlackBerry obteve somente 0,1% e o Windows ficou com 0,8% nos Estados Unidos.

Reprodução

No Brasil, o cenário não é muito diferente. Ambas caíram de 5,1% e 4,4% para 0% e 1,9% no mesmo período de tempo.

A grande diferença em relação ao mercado norte-americano é a presença do iOS. Lá, o sistema operacional da Apple está presente em 44,4% dos smartphones, contra 54,4% do Android. Aqui, a plataforma do Google reina absoluta, com 93,7% de participação contra apenas 4,1% do iOS.

Reprodução

Via Ubergizmo