Lançado em 2009, o Kickstarter conseguiu em outubro atingir os US$ 2 bilhões arrecadados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira,5, pelo site de financiamento coletivo.

Para comemorar o feito, a companhia criou uma página com as marcas mais interessantes da plataforma; confira:

  • O primeiro bilhão de dólares levou bastante tempo para ser atingido. O valor foi arrecadado somente em março de 2014. O segundo bilhão precisou de 19 meses – pouco mais de um ano e meio – para ser conquistado.
  • A maior parte das contribuições é de menos de US$ 100. O valor mais doado é de US$ 25.
  • Há muita gente disposta a ajudar um projeto sem pedir nada em troca: quase US$ 150 milhões foram enviados em apoio, sem nenhuma recompensa.
  • São 9,5 milhões de apoiadores de 230 países, um terço deles apoiando mais de uma campanha. De acordo com a plataforma, 35 mil pessoas apoiaram mais de 50 campanhas.
  • Há um grupo de 49 pessoas que já contribuiu com mais de mil projetos.
  • Os jogos são a maior parte dos projetos do Kickstarter: dos 260 mil projetos, eles foram maioria, arrecadando quase meio bilhão de dólares. Em segundo lugar aparecem os projetos de tecnologia, com US$ 360 milhões arrecadados, e as campanhas de design, com US$ 351 millhões.