O Instagram Stories, o novo recurso do Instagram que é praticamente igual ao do Snapchat, usará dados do Facebook para determinar a ordem em que as Stories aparecem para os usuários da rede social. Segundo o Marketing Land, um representante do Instagram confirmou que a ordem de aparição das Stories dependerá de um algoritmo, e não será cronológica como a do Snapchat.
De acordo com a empresa, o Instagram analisará os posts mais curtidos pelo usuário tanto no Facebook quanto no próprio Instagram. Com base nessa informação, ele determinará quais Stories aparecerão primeiro no feed do usuário no Instagram. Essa técnica seria implementada na rede com o objetivo de mostrar posts e Stories mais relevantes ao usuário.
Nas mãos do algoritmo
Em março deste ano, o Instagram começou a mostrar publicações fora de ordem, apesar de protestos dos usuários. Diferentemente do Facebook, no entanto, o Instagram mostra todos os posts das contas que o usuário segue, mas ordena-os de acordo com o que ele acredita que o usuário gostará mais de ver.
A utilização desse método de exibição no Stories pode ser também uma tentativa de se diferenciar do Snapchat. Na rede social do fantasminha amarelho, as histórias aparecem em ordem cronológica, o que pode fazer com que o usuário acabe vendo primeiro imagens que não lhe interessam. O Instagram, por sua vez, se esforçaria para mostrar primeiro as histórias mais interessantes, acirrando ainda mais a disputa entre os dois serviços.
Por enquanto, o Instagram Stories só mostra inicialmente as cinco stories mais recentes do feed dos usuários, conforme lembra o The Next Web. A ordem cronológica poderia fazer com que usuários do Instagram não vissem as Stories de seus amigos mais próximos, o que os afastaria de usar o recurso.
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O We Are Social Media também opina que o feed algorítmico também pode ter o objetivo de mudar a forma como as marcas usam o recurso. Se o feed fosse cronológico, bastaria que uma marca atualizasse constantemente suas Stories para continuar no topo da timeline das pessoas que seguem sua conta.
Com o algoritmo, no entanto, marcas que queriam chegar ao topo do feed de seus fãs terão duas opções: criar posts realmente engajantes ou pagar à rede social por essa oportunidade. Isso ajudaria o Instagram a monetizar sua nova funcionalidade, algo que ainda é um desafio para o Snapchat.