Google teria oferecido US$ 30 bilhões para comprar o Snapchat

Redação04/08/2017 08h07

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Há um burburinho persistente no Vale do Silício indicando que o Google teria feito uma oferta de US$ 30 bilhões pela Snap. A cifra é mais de duas vezes superior à valorização atual da empresa responsável pelo Snapchat.

A história foi reportada nesta quinta-feira, 3, pelo Business Insider, que diz ter decidido torná-la pública depois de passar meses ouvindo sobre o rumor de fontes muito fortes ligadas à Snap.

A primeira oferta teria sido aventada pouco antes de uma rodada privada de financiamento ocorrida em maio de 2016, quando a Snap saiu avaliada em US$ 20 bilhões. O Google esteve envolvido porque a CapitalG, fundo gerenciado pela Alphabet (empresa-mãe do Google), participou.

O assunto teria voltado à tona antes de a Snap se tornar uma empresa pública, o que aconteceu em março do ano passado, e a oferta ainda estaria na mesa.

A Snap disse ao Business Insider que “esses rumores são falsos” e o Google se recusou a comentar o assunto. O site diz não saber quão formais teriam sido as conversas sobre aquisição, mas a história seria tão conhecida internamente que ganhou status de “segredo aberto”.

O Business Insider também tem uma teoria sobre por que a história vem e vai persistentemente: ela pode ser fruto da esperança de funcionários que ainda sonham com uma aquisição.

Fala-se abertamente no mercado de tecnologia que a Snap teria recusado ofertas de compra tanto do Google quanto do Facebook em 2013. Tempos depois, Mark Zuckerberg e sua equipe passaram a replicar os recursos do Snapchat em tudo quanto é produto do Facebook, fazendo com que o concorrente perdesse relevância.

Como resultado, a Snap passa pelo seu pior momento financeiro desde a IPO. Na época da oferta pública inicial, a meta era atingir uma valorização de US$ 24 bilhões, mas hoje as ações da companhia são negociadas a US$ 12,50, o que a faz valer cerca de US$ 14 bilhões.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital