Apple e Google são como melhores amigas quando o assunto é a presença do buscador no iOS. A Bernstein divulgou nesta segunda-feira, 14, uma estimativa de que o acordo renderá nada menos do que US$ 3 bilhões (R$ 9,56 bi, em conversão direta) para a dona do iPhone neste ano.
Em nota assinada pelo analista A.M. Sacconaghi Jr., a empresa lembrou que documentos judiciais indicam que o Google pagou US$ 1 bilhão (R$ 3,18 bi) à Apple em 2014, e agora a investidora acredita que esse valor tenha triplicado.
“Levando em conta que os pagamentos do Google são quase totalmente lucro para a Apple, o Google sozinho representa 5% dos lucros operacionais como um todo para a Apple neste ano”, apontou Sacconaghi, conforme reporta a CNBC. O analista acrescentou que o Google pode ter atingido uma participação de 25% no crescimento dos lucros operacionais da parceira nos dois últimos anos.
O que faz com que as duas permaneçam de mãos dadas é o fato de que o negócio é positivo para ambas, e um término entre elas geraria prejuízos mútuos.
Por exemplo, o Google até poderia pular fora se sentisse que a Apple depende tanto dos seus serviços que se veria forçada a promover um rearranjo no acordo. Por outro lado, as buscas feitas por dispositivos com iOS geram quase 50% da receita do Google com publicidade móvel, o que faria com que a empresa pensasse duas vezes antes de tomar uma atitude drástica.