O Google lançou hoje a versão final da plataforma Google Meu Negócio, que estava em projeto piloto desde março. Ela ajuda pequenos e médios empresários a desenvolverem sites e a colocarem informações sobre seus negócios na web e nos serviços do Google como o buscador e os mapas.

A ferramenta de criação de sites é bem simples e, segundo o Google, exige 10 minutos para ser finalizada. Ela funciona tanto pela web quanto por um aplicativo para smartphones, disponível tanto para Android quanto para iOS. Com ela, empresários responsáveis por pequenos negócios como salões de beleza, estúdios de tatuagem, lanchonetes e outras coisas consigam uma presença online para atrair e oferecer informações para seus potenciais clientes.

O empreendedor interessado em usar a plataforma pode fazer o cadastro pelo site do Google Meu Negócio. Ele insere as informações básicas sobre o serviço oferecido – horário de funcionamento, endereço, telefone para contato, por exemplo. Também é possível colocar fotos, o que o Google recomenda ser feito. De acordo com a empresa, negócios com fotos recebem 40% mais cliques no botão “Como chegar” que aparece na página de resultados de busca, que dá indicações de direção pelo Google Maps. Os sites são adaptados para visualização tanto pelo navegador no desktop quanto em smartphones e tablets.

Para garantir que os dados inseridos no Meu Negócio sejam legítimos, o Google faz uma verificação extra – a empresa pode ligar para o telefone indicado para confirmar as informações, enviar um código pelos Correios, ou então fazer uma visita ao endereço indicado.

O serviço é gratuito e já está disponível em português para todos os interessados. Ele serve tanto para empreendedores com lojas físicas quanto para aqueles que oferecem serviços apenas pela internet.