Embora muitas pessoas atualmente ouçam música por meio de serviços de streaming (como o Apple Music, o Spotify e o Deezer), o YouTube continua a ser a “rádio” favorita de muita gente. Como reflexo disso, o Google realizou recentemente uma mudança estrutural e uniu as pessoas que trabalham em música no YouTube com as pessoas que trabalham no Google Play Music, seu serviço de streaming.
Com essa mudança, a empresa parece estar se preparando para um futuro no qual os dois serviços serão um só. Esse futuro, de certa forma, já existe: nos mercados do Norte (EUA e Europa), já é possível assinar o YouTube Red, uma versão sem propagandas do YouTube. Assinar esse serviço dá à pessoa também uma assinatura do Google Play Music, e os assinantes do Google Play Music também ganham o YouTube Red. Em outras palavras, os dois serviços já são meio casados.
A mudança foi reportada primeiramente pelo The Verge, que deu como fonte “diversas pessoas inteiradas sobre a mudança” que não quiseram se identificar. Mais tarde, contudo, a própria empresa confirmou a fusão, ressaltando que “não haverá nenhuma mudança para os usuários”.
No mesmo esclarecimento, a empresa ainda dizia: “Música é muito importante para o Google, e nós estamos avaliando como unir nossas ofertas de música para entregar o melhor produto possível aos nossos clientes, parceiros da indústria e artistas”.