Uma pesquisa realizada pela empresa de marketing Ipsos mostra que o Google é a marca mais influente entre os brasileiros. A segunda posição do ranking também é ocupada por uma empresa da Alphabet: o YouTube, seguido pelo Facebook, pela Microsoft e pela Samsung. A pesquisa, realizada em quase 20 países, avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. 

No Brasil, é feita pela web com mais de duas mil pessoas e analisa como o público classifica uma marca dentro de quase 60 atributos, que medem, por exemplo, se a empresa faz parte do cotidiano dos entrevistado, se entede suas necessidades, se inspira confiança, entre outros detalhes.
O objetivo é entender como cinco dimensões: liderança/inovação, confiança, presença, responsabilidade social e engajamento estão correlacionadas com a influência.

“A pesquisa aponta que as gigantes da tecnologia lideram o ranking por se destacarem principalmente no driver de Liderança e Inovação, já que para Google e YouTube, que são os primeiros colocados, o peso da dimensão Liderança e Inovação representou 44% da influência. Isto demonstra que, na atual conjuntura, os participantes elegeram marcas de referência que estabelecem um vínculo de confiança e que transformam a vida dos brasileiros através da tecnologia e de novos formatos de entretenimento. É interessante ver o quanto a dimensão Responsabilidade Social é valorizada no cenário de crise moral e política pela qual passa o Brasil”, explica Leda Kayano, Managing Director da Ipsos Marketing.

Veja as 10 explicas mais influentes do Brasil:

Reprodução