O Google investiu nos seus serviços Docs, Drive e Calendário para deixá-los mais produtivos e ágeis. A empresa implantou funcionalidades de aprendizagem de máquina aos serviços e criou o ‘G Suite’ voltado para o trabalho.
Os recursos de Documentos, Planilhas e Apresentações ganharam um recurso chamado ‘Explore’, que utiliza um sistema de pesquisa para ajudar o usuário a encontrar relatórios e organizar dados de um projeto. O ‘Explore’ traz uma barra com opções de acordo com a disponibilidade do app, podendo sugerir imagens, links e outros documentos dentro do Drive que sejam relevantes ao conteúdo que está escrito.
Com o novo recurso, por exemplo, é possível “perguntar”: ‘Quais são os top três itens de preço de venda?’ e o sistema vai exibir automaticamente a fórmula com base nos dados inseridos. O ‘Explore’ começa a ficar disponível hoje no app para Android, iOS e web.
Ganhando tempo
Além disso, por meio do recurso de aprendizagem de máquina, o Google vai reduzir o tempo que os usuários perderiam procurando um arquivo. Os resultados agora levarão por base os hábitos de trabalho diário, tal como interações com amigos e compartilhamentos. Mas essa função, por hora, só estará disponível para os usuários do ‘G Suite’ no Android.
Uma função chamada ‘Encontrar um tempo’ estará disponível também no Calendário para iOS. Ela consegue encontrar um horário livre na agenda de todos os convidados para uma reunião, por exemplo, além de marcar as salas e lugares preferidos para o encontro. A função já estava presente no Android e deve chegar em breve para a web.
Via Engadget