A General Electric (GE) começou a testar o maior motor a jato do mundo em seu campo de testes próximo a Peebles, em Ohio (EUA), no final da semana passada. A GE9X, como é chamada a turbina, tem hélices frontais com 3,35 metros de diâmetro – as maiores do mundo. Segundo a empresa, ele é “tão grande que o Shaquille O’Neal caberia dentro dele com o Kobe Bryant sentado nos ombros”.
O motor a jato possui diversas partes feitas com compostos de matriz de cerâmica (CMCs), que são leves e extremamente resistentes a calor – eles aguentam temperaturas de até 1315 ºC. De acordo com Rick Kennedy, representante da GE Aviation, “quanto mais quente a turbina está quando funciona, mais eficiente ela é”.
Além disso, os bicos injetores de combustível da turbina são impressos em 3D, permitindo que os engenheiros desenhem o interior do motor de maneiras que não seriam possíveis de outra forma. Segundo Kennedy, “Esses túneis são um segredo muito bem guardado”, pois “determinam como o combustível se move pelo bico e cai na câmara de combustão”. Um vídeo da primeira ignição da turbina pode ser visto abaixo:
O GE9X será usado na próxima geração de aviões 777 da Boeing, chamada por ora de 777X. O motor foi desenvolvido sob encomenda para a Boeing, e a empresa já encomendou da GE mais de 700 motores a jato GE9X, num valor total de mais de US$ 29 bilhões. A GE, por sua vez, investiu mais de US$ 10 milhões apenas para preparar sua área de testes para a nova turbina.
A empresa pretende começar a testar o segundo protótipo da GE9X no ano que vem, e tem o objetivo final de colocar o motor a jato em circulação até 2020. Em sua versão final, ela deve ser capaz de gerar cerca de 100 mil libras de empuxo – um motor principal de nave espacial, por comparação, produz cerca de 375 mil libras de empuxo.