Facebook testa inclusão de anúncios durante transmissões ao vivo

Equipe de Criação Olhar Digital02/08/2016 09h29

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Publieditorial

Até agora o Facebook não conseguiu fazer dinheiro com sua plataforma de transmissões ao vivo, mas isso pode estar prestes a mudar com a inserção de intervalos comerciais no meio dos vídeos.

Fontes disseram ao AdAge que no mês passado a companhia começou a notificar anunciantes para avisar que suas campanhas poderiam começar a aparecer durante as transmissões, e agora um representante do Facebook confirmou a história ao site. “Estamos tocando um pequeno teste em que um grupo de publicadores tem a opção de inserir um curto intervalo comercial em seus vídeos [feitos com] Facebook Live”, disse o porta-voz.

O Live tem atraído atenção moderada entre os criadores de conteúdo devido à falta de uma opção de monetização. O Facebook teve até de pagar para que algumas pessoas usassem a plataforma, já que se poucos se aventuraram a fazer apostas que não deem retorno financeiro.

Mark Zuckerberg tinha se declarado contra incluir propagandas antes das transmissões — como faz o YouTube — por acreditar que isso arruinaria a experiência dos usuários. É curioso, porém, que o CEO tenha aprovado o formato que está em teste, porque ele faz com que ocorra um intervalo no meio da transmissão. Segundo o AdAge, as propagandas aparecem após cinco minutos de vídeo, e elas podem ter até 15 segundos de duração.

Nem todos os anunciantes incluídos na fase de testes quiseram entrar no esquema, entretanto, porque não há controle sobre onde suas campanhas aparecerão. Desde que foi lançado, o Live vem colecionando polêmicas porque usuários usam a ferramenta para transmitir de tudo, inclusive tiroteios — e os anunciantes não estão confortáveis com a possibilidade de que suas marcas possam aparecer num vídeo de assassinato.

Mas é para isso que servem os testes. Com base na experiência dos envolvidos o Facebook conseguirá lapidar o esquema para que ele se torne viável. Algo que agradou os anunciantes é a possibilidade de mostrar vídeos diferentes de acordo com o tipo de audiência: sabendo que terá sua campanha à mostra em canais adultos e adolescentes, a marca pode criar um tipo de propaganda para cada um, por exemplo.

Ainda não há previsão de lançamento das novidades.