Facebook quer que você use seu rosto para interagir com posts

Equipe de Criação Olhar Digital17/11/2016 11h32

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A FacioMetrics anunciou hoje que foi comprada pelo Facebook por um valor não divulgado. A empresa é especializada em tecnologia de reconhecimento de expressões faciais e, segundo o TechCrunch, possui projetos que poderiam ser aproveitados pelo Facebook para permitir que usuários da rede social reajam a posts com suas próprias expressões faciais.

Antes da aquisição, a FacioMetrics já havia criado um aplicativo para Android e iOS chamado IntraFace que era capaz de detectar emoções em tempo real nos rostos dos usuários. Segundo o Greensburg Tribune Review, que foi o primeiro a noticiar a aquisição, o aplicativo podia ser usado para detectar motoristas sonolentos ou alunos desatentos, por exemplo, mas foi recentemente removido das lojas de aplicativos do Google e da Apple. O vídeo abaixo mostra o app e a tecnologia da FacioMetrics:

O anúncio da FacioMetrics não dá muitos detalhes sobre que tipo de uso o Facebook pretende fazer dessa tecnologia. No entanto, de acordo com um comunicado da rede social ao Greensburg Tribune, a equipe do FacioMetrics “ajudará a trazer mais efeitos divertidos a fotos e vídeos e construir experiências de compartilhamento ainda mais engajantes no Facebook”.

Se você sorriu, você curtiu

De acordo com o TechCrunch, essa tecnologia poderia ser utilizada pela rede para criar filtros que reagem a determinadas expressões faciais do usuário. O Snapchat, por exemplo, já possui filtros desse tipo, como os que pedem para que o usuário abra a boca ou levante as sobrancelhas para que um efeito ocorra. Esse seria mais um recurso que o Facebook “pegaria emprestado” do Snapchat.

No entanto, o Facebook também havia enviado recentemente ao TechCrunch um documento com alguns dos seus planos para o futuro. Um dos pontos listados pela rede social, segundo o site, era “futuras aplicações de aprendizagem profunda em dispositivos móveis: controles com base em gestos, reconhecer expressões faciais e realizar ações relacionadas” (grifo nosso).

Isso parece apontar para um uso futuro da tecnologia para permitir que usuários do Facebook reajam a posts e publicações com o próprio rosto. A rede social poderia, por exemplo, detectar a sua expressão facial ao ler um post e sugerir uma reação (tais como “Haha”, “Uau” ou “Grrr”) com base na cara que você fez enquanto lia o post ou assistia ao vídeo.

Ensinando emoções às máquinas

Caso o Facebook leve adiante esse projeto, ele precisaria utilizar técnicas de inteligência artificial para ensinar seus servidores a detectar emoções humanas. Por mais estranho que isso pareça, é exatamente o que aplicativos como o IntraFace (citado acima) fazem – e ainda fazem isso de uma maneira econômica para a bateria do celular.

Não seria, aliás, a primeira vez que a rede social usa inteligência artificial para oferecer um recurso a seus usuários. O Facebook já utilizou essa tecnologia para criar um mapa extremamente preciso de densidade populacional e para ajudar usuários cegos a “ver” seus posts. O Google também utiliza essa tecnologia em grande escala, e liberou ontem alguns joguinhos que permitem que usuários “brinquem” com sua inteligência artificial.