Até agora, sempre que o Facebook Messenger envia notificações os usuários sabem que algum de seus amigos está puxando conversa, mas isso pode mudar em breve, já que a rede social planeja permitir que marcas usem o serviço de mensagem para publicar anúncios.

O esquema está detalhado num documento obtido pelo TechCrunch. Nele, a rede social avisa às marcas para iniciarem conversas com seu público, pois os anúncios do Messenger só poderão ser mostrados se as empresas já tiverem algum contato direto com os usuários.

O recurso vem na esteira de outro que já entrou em testes que é a implementação de URLs para o Messenger. Toda página agora pode usar um link que, ao ser clicado, leva o internauta diretamente à página de mensagens. Por exemplo, ao acessar fb.com/msg/olhardigital você vai perceber que o Messenger abrirá com a página do Olhar Digital pré-selecionada como destinatária.

Se a página atingir um índice diário de respostas de 90%, seu link do Messenger se torna pesquisável dentro do Facebook. Isso aumenta as chances de usuários puxarem assunto e, consequentemente, permite que as páginas passem a enviar anúncios a essas pessoas.

O Facebook não confirma a notícia, mas também não disse que ela é falsa. O TechCrunch afirma que, segundo o documento, os testes com os novos anúncios começarão no segundo trimestre deste ano.