O Facebook enfrentou críticas nesta semana depois que um analista apontou que as ferramentas de publicidade online da empresa não oferecem números reais para os anunciantes.

Segundo informações publicadas no The New York Times, o analista, Brian Wieser, da Pivotal Research, disse que o gerente de anúncios do Facebook acredita que a rede social pode atingir 41 milhões de jovens entre 18 e 24 anos e 60 milhões de usuários entre 25 e 34 anos só nos Estados Unidos. 

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No entanto, o último censo norte-americano, de 2016, indicou que o país conta com apenas 31 milhões de pessoas com idade entre 18 e 24 anos e 45 milhões entre 25 e 34 anos de idade.

O Facebook, por sua vez, diz que os números não foram projetados para coincidir com as estimativas de censo, observando que seus números são relatados pelos próprios usuários e incluem não residentes do país. As estimativas são baseadas em “comportamentos dos usuários do Facebook, dados demográficos dos usuários, dados de localização dos dispositivos e outros fatores”, afirmou a empresa em um comunicado. 

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Ao longo do ano passado, o Facebook revelou uma série de erros de medição sobre quanto tempo e com que frequência as pessoas assistem a vídeos e leem artigos no site. As questões podem ter importantes ramificações sobre como os editores e anunciantes atribuem seus orçamentos de marketing. 

No início deste ano, a rede social disse que concordaria com uma auditoria de informações através do Conselho de Rating de Mídia e ofereceu novas ferramentas para os comerciantes avaliarem a visibilidade e o sucesso dos anúncios.