DUBLIN, Irlanda – O Facebook finalmente começará a pagar impostos referentes às vendas publicitárias feitas no Reino Unido. Por anos a companhia desviou o processo para a Irlanda, onde mantém sua sede global, o que indiretamente gerou uma discrepância entre a importância do mercado britânico para a rede social e a quantidade de dinheiro investido na região.
A BBC recebeu, de fontes dentro do Facebook, a antecipação de um comunicado que supostamente será liberado nos próximos dias. Nele, o Facebook afirma que a partir de abril passará a regionalizar as compensações e que fará os primeiros pagamentos de imposto em 2017.
Apenas pequenas vendas online, feitas sem envolvimento da equipe do Facebook, continuarão passando aqui pela Irlanda, enquanto todo o restante será contabilizado localmente. Isso inclui propagandas feitas por companhias gigantes como a rede de supermercados Tesco, a Unilever e o grupo WPP.
Ainda não é possível saber ao certo qual será o tamanho desse imposto, mas as taxas corporativas do Reino Unido geralmente comem 20% dos lucros, o que deve gerar cifras milionárias. Havia enorme controvérsia em torno da atuação do Facebook na região, porque, embora seja um dos maiores mercados do site fora dos Estados Unidos, o Reino Unido recebe um valor ínfimo de impostos – em 2014, por exemplo, o valor ficou em £ 4.327 – porque esses valores era “roteados” para a Irlanda.
O Google age de maneira similar e também vinha sendo cobrado para fazer algo a respeito até que, em janeiro, foi revelado que a gigante de buscas pagaria £ 130 milhões em compensações financeiras, respeitando demanda do órgão responsável pelos impostos no Reino Unido. O caso do Facebook parece ser diferente, uma vez que as fontes da BBC afirmam que não houve envolvimento formal do governo, apenas uma consulta da rede social com as autoridades.