Facebook ainda é a rede social mais usada por jovens, diz pesquisa

Equipe de Criação Olhar Digital31/03/2016 13h37

20140530123959
Publieditorial

Embora haja uma percepção de que os jovens estariam abandonando o Facebook em favor de outras redes sociais, esse parece não ser o caso. Uma pesquisa realizada pela comScore mostrou que a rede social de Mark Zuckerberg continua sendo, de longe, a mais utilizada por pessoas com idades entre 18 e 34 anos.

O gráfico abaixo, retirado da pesquisa, mostra a porcentagem de pessoas nessa faixa etária que acessa cada rede social, e quantos minutos por mês elas passam nas redes. Nele, é possível ver que o Facebook não é apenas a rede utilizada pela maior porcentagem de pessoas (quase 100%), como também e a rede social na qual elas passam mais tempo:

Reprodução

A pesquisa, que contemplou apenas o mercado estadunidense, mostrou também que cerca de 20% do tempo gasto por usuários de internet enquanto navegam é dedicado a redes sociais. Os aplicativos para smartphone também se tornaram a principal forma de acesso às redes, segundo o levantamento, conforme pode ser visto abaixo:

Reprodução

O Facebook se destacou também por sua disseminação entre outras faixas etárias. No grupo de pessoas com idade superior a 35 anos, sua dominação fica ainda mais evidente. A percentagem de usuários e o tempo gasto pelos usuários dessa faixa etária na rede são semelhantes aos dados do grupo etário anterior. No entanto, nessa faixa etária, as outras redes sociais ficam ainda mais distantes.

O Snapchat, por sua vez, se destacou por ser a rede sociai mais jovem de todas. 46,8% de seus usuários têm até 24 anos, e 76% têm até 34 anos. Outras redes sociais com públicos mais jovens que a média foram Tumblr, Vine e Instagram.