Executivo da Apple explica ausência de slot para cartão SD no novo Macbook Pro

Redação02/11/2016 14h22

20161027174420

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Desde a remoção das entradas USB tradicionais no MacBook até a ausência de saídas para fone de ouvido no iPhone 7, a Apple tem um histórico de eliminar de seus produtos interfaces ainda muito em uso. Um dos exemplos mais recentes disso aparece no novo MacBook Pro, que não tem entrada para cartões SD (e ainda precisa de um adaptador para se conectar ao iPhone).

Em entrevista ao The Independent, no entanto, o vice-presidente de marketing global da Apple, Philip Schiller, explicou essa decisão de design. Segundo ele, foi um sacrifício necessário para permitir que o design dos MacBooks Pro mantenham seu progresso lógico, e foi escolhido porque já existem diversas alternativas a ele.

“Há dois motivos. Primeiro, é uma entrada meio incômoda. Você fica com uma coisa meio para fora.E já existem muitos leitores USB finos e rápidos de cartão SD, e você pode usar CompactFlash tanto quanto SD. Nós nunca conseguimos resolver isso. Nós escolhemos SD porque mais câmeras usam SD, mas era um ou o outro”, comentou.

“Além disso, mais e mais câmeras estão começando a incorporar tecnologia de transferência sem fio [de imagens]. Isso está se mostrando muito útil. Então achamos que há um futuro em que você pdoerá usar um adaptador físico se quiser, ou fazer transferência sem fio”, completou.

A volta do fone

Mesmo com essa diferença, o MacBook Pro novo ainda tem saídas para fone de ouvido – algo que o iPhone 7, por exemplo, já não tem. Schiller, contudo, não vê nisso uma incoerência de design. “Esses computadores são profissionais. (…) Muitos usuários têm configurações com monitores de estúdio, amplificadores e outros equipamentos profissionais de áudio que não têm soluções sem fio, e eles precisam da saída de 3,5 mm”, disse.

Nada disso, no entanto, parece ter afetado negativamente as vendas do novo MacBook Pro por enquanto. Na mesma entrevista, Schiller afirmou que a loja online da Apple “já recebeu mais pedidos de pré-venda do novo MacBook Pro do que qualquer outro dos nossos notebooks profissionais antes”.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital