Qualquer gestor que se preze precisa estar antenado com as principais tendências do mercado e as principais práticas para lidar com os negócios de uma empresa. No cenário de TI, isso não é diferente. Vice-presidente de operações na América Latina da empresa DocYouSign, que atua com assinatura eletrônica de documentos, Marco Américo aponta os cinco erros mais comuns dos gestores.
Falta de planejamento
Não contar com um plano de negócios organizado pode fazer com que a empresa gaste muito dinheiro à toa e não planeje uma estratégia eficiente para a adaptação às novas tecnologias. “Pesquise, consulte quem trabalha na mesma área de atuação e teste ferramentas antes de comprar e colocar em prática. Também é importante preparar a equipe, o espaço e as finanças para as mudanças que virão.”, explica Américo.
Dados vulneráveis
“É preciso ter uma política clara para uso da internet, fazer back-up dos dados existentes e ter um plano de contingência para não perder informações relevantes”, orienta o especialista.
Não investir em infraestrutura
Poupar gastos é sempre importante, exceto quanto o assunto é infraestrutura. Ao invés de investir tempo e dinheiro em deslocamentos para entrar em contato com parceiros, é melhor considerar a adoção de tecnologias seguras voltadas para negócios a distância.
Ignorar negócios a distância
Isso não significa apenas entrar em contato com parceiros comerciais, mas também usar recursos de assinatura eletrônica para fechar contratos, serviços de cloud e outras ferramentas que economizam dinheiro e minimizam tempo e trabalho.
Querer economizar em tudo
“Existem serviços bons e que não exigem alto investimento”, alerta Américo. Com isso em mente, vale a pena procurar por serviços que sejam baratos, mas que apresentem bons resultados. É melhor analisar as opções e escolher ferramentas que atendam às necessidades da organização e que gerem retorno.