No universo dos aplicativos, onde usuários da Apple e do Android têm mais de três milhões de apps para escolher em cada loja, os desenvolvedores precisam estar atentos a tudo para conseguir lançar um serviço ou jogo que faça sucesso.

No entanto, muitas, vezes o erro já começa no nome do aplicativo. Veja os erros mais comuns na hora de escolher o nome de um app:

1- Ser esquecível
Se o aplicativo for bom, as pessoas vão fazer o download; mas, com tantas opções, a escolha inicial é de acordo com o nome. Uma dica para o nome escolhido fazer sucesso é combinar a função com o talento.
Embora não exista uma regra fixa, muitas empresas optam por essa escolha quando o app é funcional (Evernote, Flipboard, Wunderlist, entre outros) enquanto jogos e aplicativos sociais podem ser mais criativos.

2- Nomes muito grandes
Um nome curto e simples é mais fácil de lembrar do que aqueles que ultrapassam 11 caracteres. Caso o nome não transmita toda a essência do produto, desenvolva um bom slogan.

3- Usar letras maiúsculas
Evite usar nomes com todas as letras em caixa alta, procure usar apenas na primeira ou para ressaltar alguma letra importante. Por exemplo, um app chamado “PieDish”, pode ser lido como “Pied ish”, caso não tenha a letra maiúscula no meio.

4- Não conhecer o público
Conhecer seu público alvo é fundamental para qualquer empresário, e os desenvolvedores de aplicativos não são exceção. Procure um nome que ajude o usuário a se reconhecer no produto, por isso é importante escolher cuidadosamente os adjetivos para criar um nome relevante.

5- Copiar
Um dos erros mais comuns é escolher um nome parecido com de algum outro aplicativo popular. Enquanto pequenas variações podem aumentar as chances de aceitação, é melhor começar uma tendência e não seguir uma.

6- Não consultar um especialista
Ao nomear seu aplicativo, também deve ser considerado questões de marca registrada. Cada loja de aplicativos tem as suas próprias regras internas e processos para a concessão do uso de um nome.
O ideal é contratar um especialista para fazer uma pesquisa de marcas para não correr o risco de ser excluído da loja de apps ou ter que trocar o nome.

Via The Next Web