70% dos compradores de iPhone sequer consideram outra marca, diz pesquisa

Redação28/08/2017 12h39, atualizada em 28/08/2017 12h59

20170828095915

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um levantamento feito pela empresa de pesquisa de mercado Fluent jogou uma nova luz sobre a fidelidade que os clientes dos celulares da Apple têm à marca. De acordo com a pesquisa, 70% das pessoas que pretendem ter um iPhone como seu próximo celular dizem que não estariam nem mesmo dispostas a considerar outra marca.

A pesquisa foi feita com 2.117 usuários de smartphones com idades superiores a 18 anos nos Estados Unidos. Dos 70% que disseram que nem pensam em outras marcas, 67% afirmaram que isso é porque acreditam que o iPhone seja o melhor celular disponível. Outros 41% ainda falaram que não pensam em mudar porque já estão acostumados demais com o iOS para encarar a transição para o Android.

Fidelidade custa caro

Essa fidelidade é ainda maior entre as pessoas que já usam iPhones. Dentre elas, 79% pretendem que o seu próximo celular seja justamente outro modelo da Apple. O modelo preferido por 40% delas é o iPhone 8, o que, de acordo com a Fluent, é um indicativo importante para a empresa. Isso porque há rumores de que ele custará mais de US$ 1.000, e o preço poderia afastar alguns potenciais consumidores. Outros 17% disseram que prefeririam o iPhone 7S, e mais 17% escolheriam o iPhone 7S Plus.

“Com uma lealdade tão forte dos consumidores e planos de pagamento a prazo oferecidos para todos os dispositivos sem fio, os consumidores podem até ficar infelizes com o aumento do preço, mas provavelmente gastarão o $$ [sic] de qualquer maneira”, diz a Fluent. De fato, mesmo consumidores que já garantiram que pretendem comprar um iPhone em breve disseram, em 67% dos casos, que, se ele custar mais de US$ 1.000, será caro demais.

Reclama mas paga

A pesquisa também perguntou aos donos de iPhone quais eram os fatores mais importantes na hora de escolher um novo celular. Entre os clientes da Samsung, 34% disseram “preço” em primeiro lugar; os consumidores da LG e de outras marcas Android também colocaram esse como principal fator 39% das vezes. Mas entre os donos de iPhone só 29% indicaram isso como prioridade.

Embora essa ainda tenha sido a característica mais importante para eles também, eles colocaram em segundo lugar o fator “marca” (25%). De longe, os donos de iPhone foram o grupo que mais deu importância a esse aspecto.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital