Depois de cinco anos no topo, Apple perde a liderança na China

Redação30/01/2017 14h19, atualizada em 30/01/2017 14h25

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Pela primeira vez em cinco anos a Apple não foi a líder de vendas de smartphones em um de seus principais mercados, a China. A empresa norte-americana viu o iPhone 6s vender menos unidades em 2016 do que o R9, da chinesa Oppo.

Ao todo, o smartphone da Apple vendeu 12 milhões de unidades, contra 17 milhões do rival asiático. O motivo para o recorde negativo deve-se ao fato de a Apple estar encontrando dificuldades em acompanhar a alta de 6% na comercialização de aparelhos no país. A Oppo aumentou suas vendas em 109%, a Huawei em 21% e a Vivo em 78%.

A Apple, por sua vez, fechou o ano com baixa de 21% na região. Quem também saiu prejudicada em solo chinês foi a Xiaomi, a “irmã gêmea asiática da Apple”. A empresa viu seus números despencarem 22% em 2016.

A consultoria Counterpoint, que analisa os dados de vendas do mercado chinês, avalia que a queda da fabricante comandada por Tim Cook está relacionada com o crescimento na demanda por gadgets intermediários. Apesar disso, Neil Shah, diretor de pesquisas da companhia, avalia que o iPhone 8 pode fazer sucesso no país, principalmente se for lançado com display OLED, como os rumores antecipam.

Maré de azar

A Apple não está vivendo bons meses na China. Em dezembro, foram noticiados ao menos oito casos de explosões envolvendo modelos do iPhone 6 no país. A empresa, entretanto, diz não ter culpa pelos incidentes.

Para piorar ainda mais, também no final do ano passado, a China ameaçou proibir a venda de iPhones no país caso Donald Trump fosse eleito presidente dos Estados Unidos, fato que se confirmou dias depois.

Via CNBC

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital