A Microsoft anunciou nesta semana os nove projetos finalistas da Imagine Cup 2016, a 14ª edição de sua competição de tecnologias. Foram escolhidos três projetos de cada uma das seguintes categorias: Games, Inovação e Cidadania. Os projetos escolhidos vieram de seis estados diferentes do país.

A competição foi criada em 2003 com o objetivo de incentivar jovens a pensar novas formas de melhorar nossas tarefas do dia-a-dia por meio da tecnologia. Desde então, mais de 200 mil brasileiros já passaram por ela. Nesta edição, mais de 1500 estudantes participaram, inscrevendo um total de 245 projetos.

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Os nove finalistas disputarão a final do torneio em Belo Horizonte no dia 28 de abril. O vencedor dessa etapa representará o Brasil na final mundial, em Seattle nos EUA, e terá a chance de ganhar um prêmio de US$ 50 mil. No ano passado, a final mundial foi vencida por uma equipe brasileira, chamada de E-FitFashion, que criou um software chamado “Clothes For Me” para simplificar o processo de compra de roupas sob medida pela internet.

Veja abaixo os finalistas de 2016:

Games

Bus Game (PE)

Criado por alunos da Escola Técnica ETEPAM e da Universidade Federal de Pernambuco, o jogo para smartphones e tablets tem os ônibus como tema principal. O objetivo do jogo é ajudar o personagem escolhido a pegar o ônibus, e o jogo é adequado a pessoas de todas as idades.

Do a Barrel Throw (SP)

Com nome inspirado no meme de Slippy, do Star Fox, o jogo traz uma personagem russa que precisa jogar barris cada vez mais alto. Criado por um grupo de estudantes da Unesp Bauru.

Sonho de Jequi (MG)

A equipe de alunos da PUC-MG criou um jogo com arte 3D inspirada em aquarela e música do artista Rubinho do Vale. Em “Sonho de Jequi”, os jogadores controlam o personagem que dá nome ao jogo, que precisa ir buscar água, e ainda têm a oportunidade de conhecer o Vale do Jequitinhonha e doar dinheiro para as famílias que enfrentam secas nas regiões áridas de Minas Gerais.

Inovação

EchoSense (RS)

Trata-se de um app voltado para deficientes visuais, que usa sensores ultrassônicos e motores de vibração para dar aos usuários um melhor senso de distância: quanto mais próxima a pessoa está de um objeto, mais forte a vibração. O projeto foi elaborado por dois estagiários do CEntro de Inovação de Microsoft da PUC-RS.

Dreampper (SP)

Projeto de três alunos da Universidade de Taubaté (SP), a Dreampper é uma rede social que permite que seus usuários compartilhem momentos de sua vida, mas também possibilita discussões sobre séries de TV, filmes, jogos e livros, por exemplo. Ela também terá uma loja que promete mudar a forma de se criar anúncios em redes sociais.

Vehicular Black Box (SC) 

Três alunos da UNISOCIESC criaram o aplicativo Vehicular Black Box, cujo principal objetivo é auxiliar nas reconstituições de acidentes automobilísticos. O app ainda tem o potencial de gerar novos produtos na área de seguros.

Cidadania 

Bridge (SP)

Dois estudantes e um professor da EACH-USP levaram à Imagine Cup o aplicativo Build. Trata-se de uma plataforma de apoio a crianças com deficiências cognitivas e motoras como paralisia cerebral e distrofia muscular. Ela inclui jogos adaptados e divertidos que incentivam a criança a realizar pequenos movimentos e fisioterapia.

Appdemia (ES)

Um aplicativo da área da saúde que permite que qualquer pessoa registre sintomas e diagnósticos, o Appdemia ajuda a mapear focos de doenças e facilita o acesso a informações pelos usuários, além de auxiliar profissionais e entidades públicas na elaboração de políticas públicas de saúde.

Omni (SC)

O dispositivo de Internet das Coisas (IoT) desenvolvido por dois estudantes de Joinville tem como objetivo levar aulas interativas para salas de aula sem internet.