O navegador do Google, o Chrome, liderou o mercado de navegadores em 2017. Segundo dados do NetMarketShare, entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017, o programa teve uma participação de mercado de 57,43%.
Em seguida, aparece o navegador Safari, da Apple, com 16,10% de marketshare e o Firefox, com 7,54%. Além disso, também aparecem na lista o Internet Explore, com 7,16% de participação, e o Edge, com 2,13%.
O navegador do Google se manteve em primeiro lugar ao longo de todos os meses, sendo que no mês de janeiro a empresa tinha uma participação de 54,93%, e fechou o mês de dezembro com 60% – uma alta de 5,09 pontos percentuais.
De maneira geral, o Safari foi o navegador com maior crescimento, registrando uma alta de 5,27 pontos percentuais entre o primeiro e último mês de 2017. Já os navegadores Firefox, Internet Explore e Edge registraram quedas de 4,78 pp., 4,03 pp. e 0,13 pp., respectivamente.
Dispositivos
Quando levado em conta os navegadores de acordo com os dispositivos, os números se alteram. Nos desktops e notebooks, os navegadores mais usados, entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017, foram o Chrome (58,90%), Firefox (13,29%), Internet Explore (13%), Edge (3,78%) e Safari (3,42%).
Já nos smartphones, o Chrome teve uma participação de 58,60%, seguido pelo Safari (28,33%), Firefox (0,51%), Edge (0,22%) e Internet Explore (0,01%). Vale destacar que no mobile, o Opera Mini teve um marketshare de 3,06%.