Nota atualizada em 22/06/2017, às 16:50; veja abaixo

Os aplicativos Easy Taxi e Cabify firmaram uma parceria para unir suas operações na América Latina. A informação foi veiculada primeiramente na Bloomberg no começo da semana; ontem à noite, porém, a reportagem da Folha de São Paulo afirmou ter confirmado a história.

De acordo com a Bloomberg, as duas empresas pretendem combinar suas bases de investidores e operar de maneira mais abrangente em outros países da região. As duas já vêm trabalhando juntas desde o final do ano passado, e em abril deste ano a espanhola Cabify anunciou que investiria US$ 200 milhões no mercado brasileiro.

O CEO da empresa, Juan de Antonio, disse ao site que as duas empresas “compartilham uma visão de transformar as cidades da América Latina melhorando a mobilidade de seus cidadãos”, e que “a aliança tem o objetivo de transformar essa meta em realidade mais rapidamente”. Embora a Cabify opere em vários países, como Portugal e Espanha, o Brasil é seu maior mercado.

Sacudindo a concorrência

A aliança entre as duas empresas pode ser vista como uma reação a um aporte financeiro recebido recentemente pela 99, outra empresa que gerencia um aplicativo de mobilidade no Brasil. No começo deste ano, a Didi Chuxing, a empresa que “engoliu” a Uber na China, anunciou que investiria mais de US$ 100 milhões na 99. Em maio, a empresa japonesa Softbank também investiu cerca de US$ 100 milhões na companhia brasileira

Procuradas pelo Olhar Digital, as assessorias de imprensa da Easy Taxi e da Cabify afirmaram não ter mais informações a compartilhar no momento. No entanto, a Cabify disse que forneceria mais detalhes sobre a aliança com a Easy Taxi ao longo do dia. 

Essa concorrência gera uma situação positiva para os consumidores, que podem escolher o melhor serviço dentre os disponíveis. O Olhar Digital já fez um comparativo entre Uber e Cabify, que você pode ver por meio deste link, e há também um aplicativo que compara, em cada caso, qual é o serviço mais barato.

ATUALIZAÇÃO: O Cabify enviou um posicionamento sobre a “aliança” com o Easy Taxi. Segundo a empresa, os dois aplicativos vão continuar a funcionar separadamente, cada uma com sua própria equipe e estratégia de mercado. 

“Assim como na indústria automotiva, onde você tem Hyundai e Kia, Nissan, Renault e Mitsubishi com alianças estratégicas, mas operando diferentes negócios, esta é a nossa visão atual para a aliança da Easy com a Cabify. Percebemos que nossas visões de melhorar a mobilidade nos mercados onde operamos são muito semelhantes e, por meio dessa aliança, estamos ansiosos para continuar a tornar essa visão realidade em todos os nossos mercados “, diz Juan de Antonio, CEO do grupo.

“Easy apresentou recentemente o seu melhor trimestre da história e, agora, com esta aliança estratégica, acreditamos que estaremos em uma posição ainda melhor para continuar atraindo talentos, investimentos e crescendo nosso negócio”, acrescentou Dennis Wang, co-fundador da Easy.