Uma pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda do Google revelou que, apesar da crise, os brasileiros pretendem gastar mais no Dia das Mães desse ano que no do ano seguinte. De acordo com os dados levantados, os consumidores pretendem gastar em média R$ 467 para presentear suas mães – 15% a mais que no ano passado.

O levantamento entrevistou 1500 pessoas de 18 a 55 anos das classes A, B e C das principais regiões do Brasil (Grande SP e interior, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Salvador) que fizeram ao menos uma compra pela internet nos últimos 6 meses. 90% dos respondentes disse que pretendia comprar algo para a data e, destes, 65% pretendem presentear mais de uma pessoa.

Outra mudança notável com relação ao ano anterior é na pesquisa de preços. A pesquisa mostrou que 80% dos que pretendem comprar algo para a data pesquisam os preços antes de realizar a compra, contra apenas 41% de 2015. 77% realizam essa pesquisa em sites comparadores de preço, 67% em lojas virtuais e 53% em lojas físicas.

De acordo com o Google, o Dia das Mães é a principal data do primeiro semestre para o varejo brasileiro. Além das buscas por produtos, o Youtube também vê um aumento considerável em buscas por músicas, vídeos, dicas de presentes e outros conteúdos relacionados à data.

Produtos mais buscados

Segundo a pesquisa, os produtos mais procurados como presentes para o Dia das Mães foram roupas, acessórios e calçados – 62% dos entrevistados disse ter buscado esses itens. Em seguida, ficaram produtos para uso pessoal, como perfumes e produtos de beleza (50%).

A categoria do eletroeletrônicos e eletrodomésticos – que inclui os smartphones – foi citada por apenas 25% dos que responderam à pesquisa. Outros tipos de presente citados por grande número de entrevistados foram lembranças (como flores e chocolates, citados por 41%), itens para a casa (26%), viagens (8%) e artigos esportivos (4%).

O Google cita ainda que dentre a população brasileira de 204 milhões de pessoas, 66 milhões são mães. Destas, 75% acessou a internet nos últimos dias e 53% acessa a rede todos os dias. 76% das mães responsáveis por crianças com idade até 8 anos possui smartphone.