A empresa brasileira de geolocalização e monitoramento de trânsito Maplink comprou a francesa Optilogistic em um acordo de R$ 20 milhões. Esse valor contempla não apenas a aquisição da empresa francesa como também o investimento em mais expansão, de acordo com o Tech.eu.
De acordo com o site, a Maplink deve assumir os mais de 60 clientes da empresa francesa na Europa, América do Norte, América do Sul e África. No anúnciou da aquisição, a Maplink divulgou que mais de 30% de sua receita já vem de fora do Brasil, e que pretende fazer essa porcentagem chegar a mais de 50% com a aquisição.
Planos
A Optilogistic, empresa adquirida pela brasileira, se especializa na criação de softwares para a gestão de sistemas de logística. Por exemplo, para gerenciar frotas de caminhões. Entre as tarefas realizadas pelas soluções da empresa estão a otimização de rotas para múltiplos veículos e o planejamento de trajetos.
É provável que a Maplink integre essas soluções de tecnologia às suas próprias. Como a empresa brasileira já tem experiência em monitoramento de trânsito, faria sentido que ela aproveitasse a tecnologia da Optilogistic para se expandir nesse ramo. Com a aquisição, os 34 funcionários da empresa francesa serão integrados à equipe da Maplink.
Mercado de logística
O transporte de cargas é um mercado promissor: Segundo o anúncio da empresa, o mercado de logística (transporte de cargas) deve valer cerca de US$ 1 trilhão até 2022. De fato, diversas empresas estão investindo nesse ramo, dentre as quais a Uber, que pretende ter um serviço de frete com caminhões autônomos até o final do próximo ano.
No anúncio, o CEO da Maplink, Frederico Hohagen, comentou que os custos de logística representam 12% do PIB mundial; no Brasil, essa porcentagem chega a 17%, segundo ele. Isso provaria que há um mercado importante para a otimização e a eficiência de processos de transporte de cargas.