Bill Gates volta a ser homem mais rico do mundo horas após perder o posto

Redação23/10/2015 20h38, atualizada em 23/10/2015 20h40

20150724154734

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fase difícil durou pouco: poucas horas após perder a primeira posição na lista de homens mais ricos do mundo da Forbes, Bill Gates voltou ao topo da lista, ultrapassando novamente o espanhol dono da Zara Amancio Ortega.

Ortega havia avançado porque as ações da Indústria de Diseño Textil (Inditex, holding que inclui a Zara), da qual ele é acionista, atingiram valor recorde de 33,99 euros por ação. Quando o valor caiu novamente para 33,80 euros por ação, mais tarde, Ortega voltou ao segundo lugar da lista.

Nos dias seguintes, conforme os valores das ações da Inditex e da Microsoft oscilem, os dois provavelmente trocarão de posições na lista mais algumas vezes. A aproximação de Ortega, contudo, não deixa de ser impressonante: as ações da Inditex se valorizaram mais que 50% de um ano para cá. Além disso, a Forbes mede as fortunas em dólar, e atualmente o euro está desvalorizado em relação à moeda estadunidense.

Atualmente com 79 anos, Ortega nasceu durante a Guerra Civil Espanhola, filho de um trabalhador ferroviário. Aos 13 anos, ele saiu da escola para trabalhar numa loja de roupas. Em 1975, ele fundou a zara com sua ex-esposa, Rosalia Mera, para vender lingerie e roupões de banho que eles confeccionavam na sala de sua casa. De acordo com o The Independent, ele atualmente vive em uma casa modesta e almoça todos os dias com seus funcionários no refeitório da empresa.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital