Avião movido a energia solar termina seu primeiro voo transatlântico

Redação23/06/2016 14h28, atualizada em 23/06/2016 14h37

20160422104623

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Lembra do Solar Impulse 2, o avião movido a energia solar que está voando ao redor do mundo? Ele acabou de concluir a travessia do Oceano Atlântico.

O piloto Bertrand Piccard saiu de Nova York às 2h30 (horário local) do dia 20 de junho e passou 71 horas e 8 minutos no ar, chegando à Sevilha, na Espanha, nesta quinta-feira, 23, às 7h38 (horário local).

“Cruzar o Oceano Atlântico é um desafio. O avião é sensível à turbulência, por isso temos de planejar a rota com cuidado e identificar o clima perfeito”, explica Alexandra Gindroz, chefe de relações com a mídia do Solar Impulse.

O modelo é coberto por mais de 17 mil fotoelétricas que alimentam quatro baterias. Durante a viagem de volta ao mundo, os pilotos e fundadores da empresa, Bertrand Piccard e André Borschberg, estão se revezando no controle da aeronave.

Gindroz lembra que o piloto fica sozinho em uma cabine não pressurizada, logo precisa usar máscara de oxigênio quando está em altitudes elevadas, e só pode dormir 20 minutos por noite.

A próxima parada deve ser na Grécia ou no Egito antes de finalmente retornar para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde começou a viagem.

Via MotherBoard

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital