De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Juniper Research, mais da metade dos relógios inteligentes vendidos em 2015 foram unidades do Apple Watch. O relatório avalia apenas as unidades vendidas para lojas e varejistas, e não propriamente o número de dispositivos vendidos para consumidores finais.
O documento nota que, antes do lançamento do dispositivo da Apple, eram os relógios inteligentes mais acessíveis de outras marcas que tinham melhor desempenho comercial. Esse dado sugere que o Apple Watch conseguiu atender a uma demanda por relógios inteligentes mais sofisticados, ainda que mais caros.
Os aparelhos com o sistema Android Wear, por sua vez, responderam ao todo por menos de 10% das vendas de relógios inteligentes no ano. O Samsung Gear S2, talvez o mais próximo concorrente com sistema Android do Apple Watch, teve desempenho bastante infrior ao produto da Apple. Vale lembrar, contudo, que o dispositivo da Samsung foi lançado quatro meses depois do da Apple.
Por “razões competitivas”, a empresa de Tim Cook não divulga as informações sobre o desempenho comercial do Apple Watch em seus relatórios trimestrais. O aparelho integra a categoria “outros produtos” dos documentos. Espera-se que a Apple lance a segunda versão de seu relógio inteligente ainda em 2016.