A Apple anunciou nesta segunda-feira, 18, que vai encerrar o iAd, plataforma que permite que os desenvolvedores adicionem anúncios em seus apps, de maneira de não atrapalhem a experiência do usuário. A ferramenta foi criada em 2010, mas devido ao seu alto custo e baixa adoção, acabou gerando menos lucro do que o esperado.

A Apple não está aceitando novos aplicativos para o programa, mas parceiros atuais podem utilizar o serviço e as campanhas existentes até o dia 30 de junho, data marcada para o encerramento oficial do iAd. Novas campanhas também poderão ser criadas usando a ferramenta iAd Workbench.

Em 2014, o CEO da companhia, Tim Cook, afirmou que o iAd era “uma parte muito pequena do negócio da Apple”, correspondendo a apenas 5,1% da receita total de publicidade móvel ao longo do ano.

publicidade

A empresa não revelou seus planos para o futuro no setor de publicidade móvel,  mas rumores apontam que a empresa deve fazer a transição do sistema atual para uma plataforma automatizada.

 Via TheVerge