De acordo com uma reportagem da Bloomberg, a Apple está planejando mudanças para facilitar a navegação em sua App Store. A principal dela seria dar às empresas a possibilidade de pagar para fazer com que seus aplicativos apareçam de maneira mais proeminente em alguns casos, de maneira semelhante ao modelo adotado pelo Google.
Com essa mudança, empresas poderiam pagar para fazer seus apps aparecerem no topo dos resultados de busca quando o usuário buscasse por determinadas palavras. Num exemplo usado pelo Engadget, a Adobe poderia pagar para fazer seu aplicativo Lightroom aparecer quando a expressão “edição de fotos” fosse buscada.
Segundo a Bloomberg, pessoas familiarizadas com os planos da empresa e que preferiram não se identificar confirmaram que a Apple destacou um grupo de cerca de 100 funcionários para essa tarefa. O grupo, segundo eles, é liderado pelo vice-presidente da empresa, Todd Teresi. Além dessa mudança, a equipe também pretende melhorar a experiência de se navegar pela loja de aplicativos.
Mercado de apps
Essa alteração daria à Apple mais uma fonte de renda em sua App Store. A empresa poderia se aproveitar do orçamento de marketing cada vez maior de empresas produtoras de aplicativos e jogos – algo que redes sociais, como o Twitter e o Facebook, já estão fazendo. Além disso, para os usuários, ela teria a vantagem de tornar mais fácil encontrar aplicativos relevantes – atualmente, alguns jogos e apps podem ser difíceis de se encontrar em meio a cópias e outros serviços menos usados.
Atualmente, a Apple fica com cerca de 30% do valor de cada venda de aplicativo que acontece na loja. Esses valores representam uma parte de sua receita com serviços que, no último ano fiscal, foi de mais de US$ 20 bilhões. Com a mudança, a empresa ganharia uma fonte de renda semelhante à do Google, que gera bilhões de dólares todo ano, e esse total poderia se tornar consideravelmente maior.