Pelo terceiro ano consecutivo, Apple e Google foram escolhidas as maiores marcas do mundo pelo Interbrand Best Global Brands. A criadora do iPhone tem valor de marca estimado em US$ 170,3 bilhões, 43% a mais do que o indicado no ano passado. Já a gigante de buscas tem uma marca de US$ 120,3 bilhões – uma alta anual de 12%.
O Facebook, que aparece em 23º com valor de marca de US$ 22 bilhões, foi quem apresentou o maior crescimento entre 2014 e 2015: 54%.
O top 10 conta ainda com Microsoft em 4º (US$ 67,6 bilhões), IBM em 5º (US$ 65 bi), Samsung em 7º (US$ 45,2 bi) e Amazon em 10º (US$ 37,9 bi). O curioso, como conta o New York Times, é que a Interbrand não considera IBM e Amazon como empresas de tecnologia, e sim de serviços e varejo, respectivamente.
Mais de 20 das 100 marcas listadas no ranking são do mercado de tecnologia. A centésima posição, inclusive, ficou com a estreante Lenovo, cuja marca foi avaliada em US$ 4,1 bilhões. Outra que chegou agora foi a PayPal, segura na 97ª posição.
Por outro lado há duas marcas tradicionais que caíram para fora da lista: Nokia e Nintendo.