No final de semana, a Apple começou a convidar os desenvolvedores para testar a versão beta da App Store com a mais nova função de Search Ads.
Anunciada durante da WWDC, a loja passará a mostrar anúncios no campo de busca de aplicativos, algo que a empresa acreditar ser benéfica tanto para os usuários, quanto para pequenos desenvolvedores, uma vez que a ferramenta facilitará o acesso a novos aplicativos.
Até então, os aplicativos que ficavam no topo eram aqueles mais baixados ou melhores ranqueados. Agora, através de anúncios pagos, o app também consegue aparecer no topo das pesquisas – considerando que a App Store tem 2 milhões de aplicativos, essa função pode ser bem útil.
Segundo o vice-presidente de marketing da Apple, Philip Schiller, os anúncios irão operar através de um sistema de leilão sem lances mínimos. Os anúncios irão ser trocados conforme as escolhas do usuário na hora da pesquisa.
O desenvolvedor também pode marcar outros desenvolvedores ou aplicativos nas palavras-chaves para o seu anúncio, o que pode ajudar na descoberta de novos apps.
Mas este sistema tem seus defeitos também: se alguém procurar por um aplicativo por seu nome, e o desenvolvedor recusa-se a participar do Search Ads, então ele pode ceder o primeiro lugar nos resultados da pesquisa para a seu concorrente.
Via TechCrunch