O aplicativo de dieta Lose It recebeu hoje uma nova função beta chamada “Snap It” que permite que o usuário conte a caloria de suas refeições tirando foto de seus pratos. Por meio de inteligência artificial, o aplicativo é capaz de reconhecer os alimentos presentes na fotografia.

Esse recurso tem o objetivo de facilitar uma das partes mais chatas do uso de aplicativos de dieta. Normalmente, o usuário precisa escolher cada item que compõe sua refeição separadamente, o que leva algum tempo. Com o Snap It, esse processo fica mais fácil, já que o aplicativo consegue reconhecer cada uma das comidas do prato. O vídeo abaixo mostra o recurso:

publicidade

Segundo o Techcrunch, o Lose It consegue identificar alimentos com precisão entre 87,3% e 97,1%. Depois de ser tirada, a foto é enviada para o servidor do aplicativo, que realiza o processo de identificação. Em seguida, o usuário precisa apenas confirmar se os alimentos são de fato aqueles que o computador reconheceu, informar o tamanho aproximado da porção e incluir mais detalhes (por exemplo, se o arroz é integral ou branco).

publicidade

Treinando o paladar

Para realizar o processo de reconhecimento de alimentos, a equipe do Lose It usa uma rede neural de identificação de objetos especializada em alimentos. Por tratar-se de uma rede neural, o sistema deve se tornar mais preciso conforme ele for sendo utilizado pelos usuários do aplicativo.

publicidade

Na etapa de treinamento da rede, a empresa utilizou uma base de dados chamada de Food 101 Dataset. Essa base divide os alimentos em 101 grupos diferentes, e inclui 101 mil imagens que mapeiam os alimentos nessas categorias. Com isso, o sistema adquire um primeiro nível de treinamento capaz de já torná-lo útil aos usuários.

Caso você queira testar o novo recurso, o Lose It está disponível gratuitamente para Android e iOS.