Apesar de prejuízos, Snapchat tem resultado trimestral melhor do que o esperado

Daniel Junqueira07/02/2018 14h30

20170619174222

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Snapchat foi fortemente golpeado pelo Facebook nos últimos tempos, mas parece estar iniciando uma recuperação. De acordo com o resultado financeiro do último trimestre do ano passado, a base de usuários acelerou o crescimento e os prejuízos foram menores do que o esperado.

Depois que o Facebook incorporou recursos parecidos com o Snapchat a diversos dos seus aplicativos, especialmente no caso do Stories do Instagram, o app popular entre adolescentes parecia estar fadado ao esquecimento. O crescimento de usuários estava abaixo do esperado, e a empresa passou a registrar prejuízos cada vez maiores.

Isso começou a mudar, e aparentemente o novo design do aplicativo teve papel importante nisso. Apesar de não ter sido bem recebido por parte dos usuários, o CEO da Snap, Evan Spiegel, diz que o app ficou mais simples e fácil de usar. Como consequência, o Snapchat teve crescimento de 5% na base de usuários no último trimestre de 2017, chegando a 187 milhões de usuários ativos por dia. No trimestre anterior, o crescimento tinha sido de apenas 2,9%.

Além do novo design, o Snapchat também começou a buscar usuários fora dos Estados Unidos. Isso pode ser observado em diversas melhorias feitas na versão para Android do aplicativo. A receita da Snap nos países em desenvolvimento saltou de US$ 6 milhões para US$ 26 milhões.

A receita trimestral total da empresa foi de US$ 285,7 milhões, e o prejuízo no período foi de US$ 350 milhões. A expectativa de analistas era de que a receita fosse de US$ 255 milhões, com prejuízo de US$ 405 milhões.

Apesar do resultado ter sido melhor do que o esperado, é cedo para dizer que o Snapchat encontrou definitivamente um caminho para o crescimento. Mas, pelo jeito, o novo design e um foco maior no resto do mundo estão dando bons frutos para a empresa.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital