Dados divulgados nesta quarta-feira, 10, pela Kantar Worldpanel mostram que o Android, sistema operacional do Google, segue na liderança do mercado mundial. Apesar disso, a Apple continua ganhando espaço na maior parte do mundo, com exceção da China, um dos mercados mais importantes do mundo devido ao seu alto potencial, e em países em desenvolvimento, como Brasil e Índia.
No início deste ano, a Grã-Bretanha foi a que mais apresentou crescimento de iPhones, registrando um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior, e atingindo os 40,4% do total de vendas de smartphones. Em segundo lugar ficam os Estados Unidos, com elevação de 5,6%, o que leva a empresa a dominar 38,8% do mercado.
Nos cinco maiores mercados do mundo, o Android segue dominando, com 76,3% de participação no mercado, um aumento de 0,7%. A Apple ganhou 1,9% de participação, atingindo os 20,7% de vendas na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Espanha e Itália. Marcas chinesas registraram, no período, 22% das vendas.
Na China, a Apple registrou a menor participação no mercado desde 2014, com uma fatia de 12,4% do total. O Android continuou crescendo e agora corresponde a 87,2% do mercado.
Brasil
No Brasil, a liderança segue com o Android. 92,1% dos dispositivos do país rodam o sistema operacional do Google, muito mais do que os 4,3% de participação do iOS, segundo colocado, e 3,3% do Windows. Os outros sistemas, juntos, somam os 0,3% de participação. No último ano, o Android registrou um crescimento de 3,6%. O iOS teve uma queda de 1,5% e a BlackBerry, que já foi uma das fabricantes mais populares do mundo, passou de 0,2%, em março de 2016, para 0,0% neste ano.