Uma fonte com conhecimento direto dos planos da Amazon afirmou ao Business Insider que a empresa está desenvolvendo um aplicativo semelhante ao Uber, mas para caminhoneiros e empresas que precisem despachar produtos. O aplicativo seria lançado no terceiro semestre de 2017.

Assim como o Uber, o aplicativo funcionaria para os dois lados do serviço. Caminhoneiros poderiam entrar em contato com empresas que precisam de seus serviços e, ao mesmo tempo, empresas precisando mover cargas poderiam usar o app para encontrar um transporte adequado. Com isso, a empresa conseguiria ficar no lugar de corretoras, que geralmente cobram uma taxa de 15% para parear cargas com caminhões adequados.

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Esse pareamento não será o único serviço oferecido pelo aplicativo. Ainda de acordo com o Business Insider, ele mostrará os preços do transporte na hora para as empresas. Para os caminhoneiros, por outro lado, ele será capaz de traçar rotas complexas que otimizem o uso do combustível e do caminhão. Por exemplo, ele pode ajudar o caminhoneiro a planejar um caminho no qual ele deixa uma carga e já pega outra na mesma cidade, e vai indo assim o máximo possível.

Serviço de entregas

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Para a Amazon, trata-se de um investimento que faz sentido. A empresa de vendas tem uma demanda enorme por transporte de cargas entre seus armazéns, então ela já tem algum entendimento sobre o mercado. Otimizando essa parte do trabalho, ela poderia também cobrar menos pela entrega dos produtos aos seus consumidores.

Trata-se de um plano bastante ambicioso para a empresa. De acordo com a fonte, a Amazon pretende ter 100 engenheiros trabalhando nesse serviço até a metade de 2017. Mais evidências do investimento aparecem em oportunidades de emprego divulgadas recentemente pela empresa. Uma delas é para um gerente de produtos que trabalhará “numa iniciativa confidencial de organização de transportes” e outra para um engenheiro de desenvolvimento de software para trabalhar em “tecnologia do transporte”.

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Carga pesada

Dinheiro também é uma possível motivação da Amazon ao investir nesse ramo. Ainda de acordo com o site, o mercado de logística deve movimentar cerca de US$ 800 bilhões por ano globalmente, o que significa que a Amazon pode lucrar muito, mesmo que fique com apenas uma parte ínfima desse mercado.

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Mas como seria de se esperar, há mais gente querendo disputar esse espaço. Outra empresa que quer fazer um “Uber para caminhoneiros” é… a própria Uber. A empresa já anunciou que pretende ter um serviço desse tipo funcionando até o final de 2017, com uma diferença – ela quer usar caminhões autônomos para realizar as entregas.