Em 2017, ReSet, então um popular youtuber espanhol, achou que seria uma boa ideia fazer um vídeo em que oferecia uma nota de 20 euros a um mendigo, além de oferecer bolachas rechedas Oreo a ele. No entanto, o recheio do biscoito era formado por pasta de dentes e o influenciador gravou todo o processo, enquanto o morador de rua comia o alimento. No final, ele postou tudo no YouTube e o volume de acessos lhe gerou uma receita de dois mil euro. Só que a Justiça espanhola não achou isso nada engraçado.
Com isso, dois anos e meio mais tarde, um juizado penal na cidade de Barcelona condenou o jovem a uma pena de 15 meses de prisão, além de obrigar ReSet a pagar uma indenização de 20 mil euros (pouco menos de R$ 88 mil) por danos morais à vítima. Para completar, o youtuber deverá apagar seu canal da plataforma e não poderá acessar a plataforma ou criar novos vídeos nos próximos cinco anos.
Durante o julgamento, ReSet – cujo nome real é Kanghua Ren – declarou que tudo não passava de uma brincadeira e que sua intenção “não era ofender”. Ele também disse que deixou a escola para se dedicar ao YouTube e que estava indo bem – seu canal acumulou 120 milhões de visualizações antes do escândalo.
O influenciador também disse ao promotor de justiça do caso que ele era um “rapaz sério” e que o caso estava sendo seguido muito “ao pé da letra da lei”. No vídeo do crime, agora retirado do YouTube, ReSet alertou seus fãs: “Talvez eu tenha gasto mais tempo do que imaginei, mas olhe pelo lado positivo: isso ajudará você a limpar seus dentes. Eu não acho que ele tenha limpado eles desde que ele se tornou pobre “.
Bom, agora o rapaz terá tempo de sobra para manter os dentes limpos, não?
Fonte: El País