O segundo debate presidencial dos EUA entre os candidatos Donald Trump e Hillary Clinton aconteceu no último domingo, 9 de outubro. Ao todo, ele foi assistido por 124 milhões de pessoas por meio do YouTube, onde foi transmitido ao vivo. Segundo a Wired, essa audiência foi duas vezes maior que a das redes de televisão dos EUA, que mostraram o debate a 63 milhões de pessoas.

Além do Youtube, o debate também foi transmitido ao vivo pelo Twitter (onde foi visto por outros 3,2 milhões de pessoas) e pelo Facebook (onde teve audiência de 7,4 milhões). De acordo com o YouTube, cada usuário assistiu em média 25 minutos do debate, totalizando 2,5 milhões de horas assistidas do debate (entre todas as pessoas). Esse último número representa um aumento de seis vezes comparado às eleições de 2012.

Esses números são bastante ilustrativos da perda de espaço da TV frente aos serviços de streaming. O YouTube, mais especificamente, vem estudando desde maio o lançamento de um serviço com canais de TV a cabo, e já transmite alguns canais pela internet desde julho. Uma pesquisa divulgada na semana passada revelou que a maioria dos brasileiros acredita que o YouTube pode substituir a TV.

No mundo todo

Há que se considerar, no entanto, que enquanto os dados de audiência das TVs são apenas de transmissoras dos EUA, os dados do Youtube contemplam espectadores do mundo inteiro. Ainda de acordo com o site, os maiores públicos fora dos EUA foram Canadá, México, Austrália, Grã-Bretanha e Vietnã. 

Também vale lembrar que esse ainda não é o debate final entre os dois candidatos. O último debate entre Clinton e Trump acontecerá no dia 19 de outubro (próxima quarta-feira) e também será transmitido pelo YouTube. Além do embate político, ele também pode representar um momento histórico de mudança na forma como assistimos a eventos desse tipo.