YouTube pretende lançar filmes originais no cinema

Redação22/03/2018 14h02, atualizada em 22/03/2018 15h13

20180322121217

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

O YouTube tem um plano para deixar seu serviço de assinatura, o YouTube Red, mais próximo das plataformas de streaming da Amazon e da Netflix. De acordo com uma reportagem da IndieWire, a empresa estaria considerando estrear suas produções cinematográficas originais em salas de cinema ao redor do mundo.

A primeira produção da empresa a receber esse tratamento seria o filme “Vulture Club”, que traz a atriz Susan Sarandon no papel principal. Ela interpreta uma enfermeira cujo filho, um jornalista de guerra, é sequestrado por terroristas. Segundo o YouTube, as gravações do filme já estão encerradas, e a empresa está em busca de um parceiro para distribuir a película em salas de cinema.

Essa postura da empresa contrasta bastante com outras declarações que ela já deu anteriormente, dizendo que pretendia manter suas produções restritas ao seu serviço de assinatura. No começo de 2017, a empresa disse ao próprio IndieWire que “nossa estratégia de distribuição para nossos filmes e séries originais está calcada no YouTube Red”.

Encostando nos gigantes

Nos últimos anos, a Netflix e a Amazon Prime Video tem tido estratégias diferentes quanto à distribuição de seus filmes originais. A Amazon, por exemplo, fez uma estreia cinematográfica de “Manchestar à Beira-Mar”, uma produção original sua que lhe rendeu dois óscares (melhor ator para Casey Affleck e Melhor Roteiro Original) e seis indicações.

Por outro lado, a Netflix tem restringido mais suas produções das salas de cinema. Embora tenha ganhado recentemente o Oscar de melhor documentário por “Icarus”, o filme não chegou às salas de cinema. Foi o que aconteceu também com o filme “Okja”, produzido pela Netflix e lançado exclusivamente em sua plataforma, o que rendeu vaias ao serviço no Festival de Cannes.

De sua parte, o YouTube ainda não tinha uma estratégia consolidada de lançamentos no cinema. De acordo com o The Verge, a empresa já deu um lançamento cinematográfico limitado a uma produção sua, o documentário “This Is Everything: Gigi Gorgeous”. Além disso, o documentário “Gatos”, de produção original do serviço, também chegou a passar em algumas salas de cinema – incluindo no Brasil.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital