YouTube pagará até US$ 1 milhão para proteger vídeos e produtores

Redação19/11/2015 18h45

20151119164350

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

O YouTube anunciou nesta quinta-feira, 19, que irá desembolsar dinheiro para ajudar criadores de vídeos que estão envolvidos em disputas de direitos autorais. Ele deverá cobrir as taxas legais de alguns vídeos que se encaixam no conceito de “fair use”.

O “fair use” (“uso justo” em português) é uma brecha na legislação norte-americana que permite que conteúdo protegido pelos direitos autorais seja usado em algumas ocasiões. Com essa atitude, o YouTube pretende não apenas educar as pessoas a respeito do “fair use” como também fazer com que os usuários que postam conteúdo no site sejam leais uns com os outros.

“Nós queremos, quando pudermos, apoiar nossos usuários”, afirmou Fred von Lohmann, diretor legal de direitos autorais do YouTube. Ele afirma ainda que eles acreditam que mesmo que possam proteger um pequeno número de vídeos, isso causará um impacto positivo em todo o ecossistema do YouTube.

Por enquanto o site está oferecendo apoio para apenas quatro casos, mas eles não descartam expandir esse número no futuro. A nova política também ajuda a combater a queda de conteúdo postado legalmente, mantendo vídeos que deveriam estar disponíveis para as pessoas.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital